sábado, 9 de março de 2013

Morgana - Vilã ou Heroína?

----------------------------------------------------------------------------------------Princesa dos Sonhos



Eu sei que já teve um tópico falando sobre Morgana, mas foi focado na personagem da série As Aventuras de Merlin (que por sinal eu odeio). Esse tópico se tratará da fada Morgana como uma personagem histórica e mitológica, desconstruindo várias imagens estereotipadas que as pessoas normalmente tem quando se fala da mesma, mostrando-a nas duas principais formam que se mostram dela na literatura.
Fisicamente não há muita discussão. Ela era de estatura baixa, cabelos e olhos pretos como a noite e pele alva. Tinha o corpo proporcional e era vista como não tão bonita pelo padrão da época, mas se tornava sedutora em determinados momentos. Filha de Gorlois e Igraine e meia-irmã do rei Arthur.
Tem-se na mente hoje em dia que Morgana era maligna, inimiga de "Merlin" e que havia se deitado com o próprio irmão (enfeitiçando-o) afim de ter um filho dele. Essa imagem de uma Morgana má e vingativa é amplamente posta na série Merlin, por isso eu não a suporto.
Nas lendas mais antigas, Morgana era principalmente uma sacerdotisa de Avalon, o último refúgio dos adoradores da antiga religião na época. Em muitas dá a entender que Arthur amava Morgana como mulher, mas esta só tinha olhos para Lancelot, que por sua vez amava Gwenifer. Morgana e Taliesin, o primeiro Merlin das histórias, eram amigos, e Merlin era confidente de Viviane, professora de Morgana. E Kevin, o Bardo, chegou a ser amante dela.
Sobre o caso do filho de Morgana e Arthur, foi feito durante as Fogueiras de Beltraine, que declarariam Arthur o rei dos celtas. As Fogueiras de Beltraine são onde uma mulher representa a deusa mãe e um homem representa o deus pai. No caso Arthur era o pai e Morgana a mãe, mas ninguém sabia que um era outro, só descobriram depois.
Pensa-se hoje em dia que Morgana queria o trono de Camelot e que queria o poder de Merlin, mas nas lendas antigas, quando Morgana se voltou contra Arthur, Taliesin já havia morrido, e Kevin nunca teve o poder que Taliesin possuía. Morgana se voltou contra o reino de Arthur pois ele havia traído Avalon. Graças a interferencias da Gwenifer, ele deixou uma religião estrangeira (o catolicismo) invadir por completo e dominar de vez a Bretanha, ou seja, ela teve razões justas.
Dizem que ela criou o filho para odiar Arthur e querer tomar o poder, mas nas antigas tradições ela não havia criado o filho, quem o criara fora Morgause, irmã mais nova de sua mãe. Então ela não teve culpa do que o garoto se tornou no futuro.
Morgana foi uma líder religiosa e mulher a frente da sua época, de acordo com as lendas. Inteligente e perspicaz, ela se envolvia diretamente com política e com guerras. Lutava para proteger aquilo em que acreditava, e para impedir que a antiga religião dos celtas fosse devorada pelo catolicismo.
Vejamos bem. Quem está no controle agora? Os cristãos, católicos ou não. E os vencedores contam/modificam as histórias e lendas de acordo com o que lhe convier. Sejam críticos. Morgana não é/era aquilo que mostra em séries como Merlin ou que se ouve quando contam as lendas de Arthur nas escolas. Morgana era uma mulher forte, valente, poderosa, inteligente, e que não abaixava a cabeça para homem nenhum, talvez por isso alguns homens tenham tanto medo dela.
E ela era uma gata. :)

Uma das representações de Morgana. 

Morgana no filme As Brumas de Avalon, baseado na série de livros homônima da autora Marion Zimmer Bradley. Minha lenda favorita das lendas do rei Arthur. Julianna Margulies fez uma atuação perfeita no filme, apesar de eu achar que no filme perdeu-se muito a magia da série de livros.
                     
Essa é a Morgana da séria As Aventuras de Merlin. Apesar da atriz ser bonita e bem parecida com a Julianna fisicamente, e os cabelos estarem mais parecidos com os da Morgana do que os da Ju, eu sou muito mais Julianna Margulies.. SORRY.

2 comentários:

  1. Cara, fiquei super feliz de ler essa matéria! Eu assistia a série Merlin e fiquei tão revoltada com o que fizeram com a Morgana. De início gostei pois ela não parecia ser má, mas depois, putz... o que eles fizeram? Eu tbm amo as Brumas de Avalon, já assisti tanto o filme bem como a série de livros. Uma pena que não saibam retratar a personagem como ela merece! Ainda espero ver outra representação digna dela, mas acho que vou cansar de esperar, ainda mais pq as pessoas não deixam de ser ignorantes em relação a ela... as vezes acho que é justamente pelo paganismo dela.

    ResponderExcluir